Nem estava nos meus planos fazer esta calça agora-agorinha.
O tecido estava comprado desde Agosto mas ando tão envolvida com os traçados das blusas e saias que deixei a lã esperando o próximo inverno. Mas daí arrumei um trabalho e o boss pediu pra eu não ir de calça jeans de segunda à quinta. Imaginem a cena:
– Ahn? fazendo cara de desentendida
-Sim, de segunda à quinta, tente usar uma roupa mais social.
– Mas brother, eu costurei DUAS calças jeans lindonas há pouco, quero usar, se liga!
– Só às sextas, mocinha.
Daí, ao invés de colocar o rabinho entre as pernas, aproveitei a situação e saquei da prateleira essa lã delícia e comecei o traçado da base da calça social feminina:
Pra quem acompanha meus estudos sabe que jamais pulo a fase da tela em algodão cru. Ela é super importante pra mim pois consigo checar se a modelagem está do jeito que quero e se a roupa me serve direito. Desta vez fiz esse teste praticamente igual a calça, ou seja, com tudo o que tem ela direito: bolsos, zíper, acabamentos embutidos, barra, cós etc.
O que determina uma calça de alfaiataria não é apenas o modelo (mais conhecido como social, ou seja, um shape mais formal), mas a escolha de um tecido mais nobre, a utilização de pregas ou pences, bolso faca, barra invisível ou italiana e não menos importante, os acabamentos internos aplicados.
Não há um modelo obrigatório, mas as calças de alfaiataria não costumam ser super justas e, tradicionalmente são feitas sob medida (daí a origem do nome, feita por um alfaiate).
Para fazer esta calça usei:
Agora quer saber o mais legal? Antes de finalizar a peça, ela passou pelas mãos de um alfaiate (desses de verdade!) que, quando soube que eu havia feito a calça, fez questão de revirá-la do avesso para conferir. Me disse com olhar animado que estava muito boa e mandou eu “continuar”. Keep going, girl!
Fiquei bem feliz com o resultado da minha calça. Desde que retomei meus estudos de modelagem tenho obtido bons resultados no traçado e essa foi mais uma peça que me deixou satisfeita. Sei que há muito o que acrescentar numa peça como esta para torná-la mais bem feita, mas vou aos poucos testando conforme vou costurando.
Percebo essas possibilidades da costura pois tenho tido a oportunidade de mexer em roupas tão bacanas que aos poucos vou construindo um repertório positivo entre construção e acabamentos.
Aliás, preciso contar do emprego que arrumei. Tem sido dias tão corridos e com tanta coisa nova pra mim que me logo logo venho contar aonde tenho passado todas as tardes.
Uma surpresa que nem eu imaginava
Bom, vou ficando por aqui. Se você gostou e tem vontade de fazer uma calça, super apoio, heim!
Dá trabalho mas vale o esforço 🙂
Boas costuras e até logo,
Patricia C
Ana Paula
Flor, parabéns pelo seu trabalho, o conjunto ficou lindo! Sou iniciante e já fiz algumas calças pra mim, mas sempre tirando a medida por outra. Você não poderia fazer um tutorial dessa sua calça? Amo calça flare! Abraço!
Patricia
Ana PaulaAna, quero fazer em breve. Beijo!
Carol
Calça bem-feita e bem-ajustada é um amor da vida, né?
Tenho a maior dificuldade em comprar qualquer uma que me sirva bem por conta da diferença de medidas entre cintura e quadris…
Por outro lado, comprei um curso mara da Ana Lúcia Niepceron, só não tive tempo de fazer os traçados 😛
A sua ficou linda!
Patricia
CarolObrigada, Carol.
É, fazer os traçados é importante. Faça um pilotinho pra provar também, assim vc testa antes de costurar a calça definitiva 🙂
Boa sorte 🙂
maria
Nao se engane Patricia , a tua overlock tem um ponto muito seguro , pelas fotos que eu vi tá ótimo. Hoje em dia as máquinas já vem com data de validade, infelizmente.Quanto ao da paciencia , aproveita , aproveita e aproveita é o que dá viver em uma ilha(energia concentrada, seguridade e muita inspiraçao).
Abraços
Maria
Patricia
mariaHHAAHHAHAAHHAHA. Mas tem sim, ela é uma linda, já falei isso <3
maria
Siiiiiiiiiim, e uma dúvida com D maíuscula, por que as duas máquinas parecem ser super boas, mas todo mundo vive dizendo que a Singer já nao é o que era antes, que si a Pfaff isso e que aquilo, e com a bendita tecnologia alema (me falhan os acentos do teclado). E por isso gostaria de ver um vídeo da sua Pfaff.
Obrigada Patricia pela imensa paciencia que voce tem com as pessoas .
Um abraçao.
Maria
Patricia
mariaEu vou filmar sim, vou tentar fazer nesta semana, tá? Tô com 6 videos gravados pra editar, mas vou filmar sim 🙂
Então, eu tenho uma colega que tem uma Overlock Singer e gosta, já a minha é super antiga, viu! Nem sei se dá pra comparar com as de hoje porque os produtos, com os anos, mudaram tanto, ne? Mas vou filmar sim, prometo.
Ai, nem fala em paciência. Tô tãaaaaao relax aqui na NZ que super dá pra dar atenção pra todo mundo 🙂
boa semana, Pat
Camila
Oi Patrícia, sua calça ficou muito linda, pra chefe nenhum reclamar do dress code!
Depois faz um vídeo mostrando como é o viés do acabamento interno da calça! tenho uma calça assim e fiquei curiosa.
Patricia
CamilaOI Mila, posso fazer sim. Vou anotar aqui, obrigada pela sugestão.
Eu vou fazer outra calça, dai farei alguns videos mostrando, ta? Acho que a próxima vai ficar mais legal ainda <3
beijo
maria
Oi Patricia, que moça mais prendada ,viche Maria. Parece os acabamentos
das calças da marca Springfield o Cortefiel. Parabéns e um abraçao.
P.s.: Dá pra voçe fazer um video de como trabalha tua overlock, tenho um lio
na cabeça entre a PFAFF e a SINGER heavy duty 854.
Patricia
mariaOi Maria,
Nossa, que elogio mais bacana, obrigada!
ó, vou fazer sim, vou tentar gravar essa semana, ta? So fiquei com uma dúvida: O que é “um lio” ? Significa “uma dúvida”?
Pat
Cristine Akemi
Pat, primeiro parabéns pelo trabalho 🙂
E, em segundo lugar, parabéns pela calça! Que linda maravilhosa demais <3 E super dá pra usar lã no "verão" da NZ, né? haha
Vc é uma inspiração!
Beijos,
Cris
Patricia
Cristine AkemiAi Cris, que amor, vc! Ontem uma moça me falou que leu este blog inteiro e ficou com vontade de aprender a costurar, achei tão bonitinho <3
Menina, nem fale em verão, ontem conheci duas brasileiras que me disseram que esquenta SIM, hahahaa. Oremos todos.
Obrigada pelo carinho, tenho outro tecido aqui e vou fazer outra calça, mas mais despojada, curtinha etc.
beijo, Pat