Entre Agosto e Setembro de 2019 coloquei um projeto antigo pra rodar: o curso de um casaco de inverno.
Eu já havia feito este mesmo casaco em 2015, na Nova Zelândia (aqui) e, quando o frio foi dando seus sinais pelo Br, quis fazer outro.
A real é que acho a modelagem deste casaco bem linda e moderna: ele tem linhas retas, gola grande, uma assimetria na frente e uma manga que veste bem pois a modelagem é duas folhas. Logo, separei uma lã para costurar outro pra mim (que foi feito pela Raquel) e coloquei o curso em oferta. Eram dois horários: uma turma a tarde e outra a noite.
Programei 6 aulas de 3 horas para o desenvolvimento da peça mas não foi suficiente: fizemos em sete. Agora, que o tempo passou, só consigo lembrar dos detalhes de cada aluna pois, no fim, o melhor das costuras são as pessoas mesmo:
1- A Pati Garmendia trouxe essa lã rosa linda, levinha e usou um cetim vinho com bolinhas rosê pra combinar. O casaco dela foi finalizado à mão pois ela decidiu fazer os pespontos de alfaiate manualmente. Levou algumas tardes extras mas ficou bonito demais!
2- a Adri {que vinha de Itu para as aulas (!)} usou uma lã xadrezinha bem linda, porém, um pouco leve pro casaco. A manga dela deu um trabalho pra encaixar mas, uma hora, foi.
3- A Katia trouxe os tecidos históricos que foram comprados aaaanos atrás para outro projeto -que nunca rolou- e agora, virou um casaco pra ela. A lã brilhante é riquíssima: uma seda com lã, o forro, Liberty ( riiiikaaa ) e o tecido opaco, uma lã de carneiro que ela encontrou na GJ e fiquei de cara, porque é um tecido muito interessante.
4- Larissa, a lhouca comprou um tecido tão chique e caro numa loja de alfaiataria aqui em SP que ficou ~receosa~ de usá-lo e correu numa loja baratinha pra comprar um tecido mais simples e começar a peça. O lance é que o tecido simples é também bem lindo (uma lanzinha texturizada e levemente acetinada) que o casaco ficou bonitão e ela deixou o tecido anterior pra um próximo projeto de frio. Eu amo o tecido baratinho, vou até na loja ver se ainda tem um teco pra mim
5- A Raquel veio entre suas folgas do Senai e começou a costurar um com um sarja (que agora não tenho certeza entre verde ou laranja (!) e estava querendo colocar um detalhe de vivo em toda a volta. O casaco ganhou uma pausa pois a bonita teve um problema de saúde, mas logo ela pega ele de jeito.
6- A Mônica foi a mais contida: comprou um corte de sarja azul pra ver se o casaco ia servir legal nela e o fez com calma. Mas o show da Mônica veio das histórias que ela trouxe e nós jamais vamos esquecer da foto do frango desossado do curso de culinária que ela faz.
7- A Andrea veio bem iniciante e com um algodão cru. Começou a montar o casaco mas recheou nossas aulas com histórias hilárias da fase enquanto esteve solteira, fazendo todo mundo rir. O casaco que ela fez era um teste, na sequencia migrou pro curso de iniciantes pois era mais proveitoso pro nível dela.
O melhor das costuras são as pessoas, não tem jeito!
Técnicas que experienciamos na construção do casaco: encaixe do forro (para quem nunca o fez), costura da cabeça da manga direto no manequim (faz uma boa diferença), uso da ombreira fininha pra deixar o ombro bonito e o “tapa miséria“, que deixa a cabeça da manga mais encorpada.
Foi ótimo estar com vocês, meninas! A cada grupo, uma junção de pessoas diferentes que se alinham num desejo de costurar e compartilhar ideias e histórias. É sempre um prazer. E olha, depois de sete quintas-feiras jantando pizza de alcachofra, precisamos nos reunir para outra rodada
E já tô torcendo para que tenhamos um friozinho decente neste ano para que possamos usar os casacos em paz, risos.
E um aviso às navegantes costureiras: se der tudo certo, em breve terei este curso online! Vai ser bom demais poder levar este projeto para outros locais e acessar outras pessoas.
Beijo grande e boas costuras,
Pat
obs: lá no canal do Youtube tem um tutorial completo da costura de um casaco de inverno. Para assistir, clique no link.