Dia desses, repensando o minimalismo, resolvi listar as 5 coisas indispensáveis para costurar. CLARO que precisamos mais que isso, mas se for levar à simplicidade, esta seria minha lista:
1) Máquina de Costura: regulada e com agulha adequada para o tecido, é suficiente para colocar mil idéias em prática. Não precisa nem ser uma maquina cheia de recursos e botões, dá pra fazer muito com bem pouco. Estando reguladinha é pá-pum!
2) Iluminação adequada: Sério, não dá para costurar no escuro. Grande parte das maquinas possui sua própria lâmpada mas manter uma luminária de apoio é uma sugestão boa para manter a vista descansada e o trabalho rendendo sem forçar as vistas. #velhices
3) Tesoura: Sempre bem amolada, use-a somente para cortar tecidos. Tenho comigo uma de alfaiate que uso há muitos anos e é meu xodó. Vale comprar uma pequena para corte de linha (limpeza da peça) e ter uma mais usadinha para papéis. E não sabe onde amolar tesoura? Leve nos amoladores de alicate de unha, as manicures sempre conhecem os melhores <3
4) Ferro de passar: Há anos venho dizendo que o ferro é o melhor amigo da costureira. Ele ajuda a “assentar” o tecido, ajuda no acabamento e já deixa sua costura visivelmente mais bonita. Nem consigo costurar sem um do lado.
5) Paciência: Este deve ser o ítem número 01 para qualquer projeto manual e vale para iniciantes ou para quem tem muita prática. Raramente sentar na máquina com pressa para terminar o projeto dá bons resultados. As vezes, até a costura mais simples, torna-se um pequeno dinossauro assustador, afinal, tem hora que a coisa não flui e descosturar é necessário. Quem nunca descosturou 10x um mesmo projeto?
Ás vezes o tecido esgarça e temos que ter cuidado redobrado. Noutras, a máquina trava ou o molde não dá certo. Isso acontece com todo mundo e temos que exercitar a velha e boa paciência.
Costumo dizer que, quando a costura engancha demais é bom fazer uma pausa, sair para um café, esfriar a cabeça etc. Geralmente o panorama muda e tudo volta a funcionar. Então baby, paciência sempre à postos.
E você,qual seu item indispensável? Deixe aqui seu comentário e se gostou desse post, compartilhe nas redes sociais =)
Até logo,
Pat (querendo incluir alfinetes na lista acima hehe)
Laisa de Souza
Patrícia,
Outro assistindo o vídeo que tem o mesmo título do post, lembrei de um outro vídeo que assisti sobre os tipos de linha para usar na costura. Naquele vídeo a artesã ensinava a usar linha 100% algodão. Qual é a sua preferência? Vou começar a comprar linhas e queria sua opinião antes de comprar. Amo seu canal no YouTube.
Grande beijo
Laisa
Patricia
Laisa de SouzaOi Laisa,
Olha, não tenho regras com linhas não. Eu uso linhas de poliéster, também tenho de algodão e uma misturada com seda. Só procuro sempre comprar linhas de boa qualidade (adoro a linha Setta). As de algodão são realmente super boas, mas caras pra burro =(
Beijo, Pat
Zezé
Oi, Pat!!! Amei seu blog! Sucesso! Olha, a peça que mais uso é o fazedor de casas para desfazer os erros…
Patricia
ZezéOI Zezé, ele é importante mesmo, eu também uso bastante. Boa dica 🙂
Marisa
Item importante: linha de cor contrastante e agulha para costura manual… Nada como um bom alinhavo para diminuir o erro na hora de costurar… Além dos alfinetes, também…
Alloel
Marisaadoro a iniciativa e he1 muito que gtavsoa de participar numa coisa dessas. mas para ale9m de ser um pouco longe, teria de levar me1quina… xiii, e a minha vem acoplada a uma mesa, ne3o de1! :DAvisa quando houver mais perto de Aveiro :)beijinhos