Oi Patricia, td bem? Sinto a muito tempo uma vontade de costurar alguma coisa. Agora que eu resolvi sair do meu emprego aumentou essa vontade de fazer minhas próprias roupas, do jeito que eu gosto (pegando modelos que gosto, pois não sou ainda criativa para desenhar). E procurando sobre dicas achei uma reportagem sua, se não me engano sobre como vc começou. Enfim. Queria uma orientação! Por onde começo? 🙏 nunca costurei!
OI Marina,
Sinta-se bem vinda!
Olha, eu sei que o universo da costura é imenso e muito atrativo (tanta coisa bonita !) mas vou iniciar pelo clichê: comece do começo.
Sugiro você pegar uma máquina de costura emprestada com alguém (pede no Fb, vai que rola)* e usar um corte de tecido barato pra ir testando o funcionamento da danada.. Sentir o ritmo da velocidade, o uso do pedal, a diferença entre os calcadores, os pontos.. E com isso, tente fazer um projeto simples como a fronha que ensinei a costurar aqui:
Depois, se você sentir que curte mesmo, procure uma máquina simples, mas robusta que possa costurar tecidos diferentes. Eu não sou militante (risos) das máquinas com mil firulas, o importante é uma máquina regulada e estável, além de um ambiente tranquilo e alguns projetos simples pra começar.
Com o tempo você faz uma lista pequena (e simples) de projetos que gostaria de fazer e procure tutoriais pela internet. E se permita aprender, nada de achar que tem que fazer tudo perfeito. Larga disso!
Ir montando um caderno de costuras com suas anotações é super válido e um registro particular bem bonito.
Boas costuras,
Pat
Maria
Obrigada pelas dicas. Bjs
Maria João Caeiro
Adorei a miniatura da Huskvarna!
Hoje vi o seu vídeo no youtube e gostei. Nem sabia que tinha saudades de a ver!
Espero que 2019 seja um ano bom para si!
Um abraço de Lisboa
Patricia Cardoso
Maria João CaeiroAhh obrigada! quero ir aí ano que vem, Maria 🙂
VALÉRIA PESSÔA CARVAlho
Ah como eu gosto, aprovo, comprovo e admiro você e seus tutoriais porque além deles serem muito bem explicados , vc prima pela simplicidade e pela ideia de que a atividade deve ser prazerosa e permitir o autoconhecimento. Show.
Patricia Cardoso
VALÉRIA PESSÔA CARVAlhoahh que amor este comentário, Valéria. Amei ler, até printei pra salvar 🙂
VALÉRIA PESSÔA CARVAlho
Patricia CardosoOlá! Oxalá Deus conceda a graça de todos(as) descobrirem sua missão para poderem transmitir e doarem-se com tanta graciosidade qto você.
Travei batalhas interiores horrendas, peguei muitos atalhos e desvios, chorei, ajoelhei -me, reinventei-me 1000x até a exaustão,chorei mais um tanto, contudo, somente qdo silenciei e fiz um retrospecto da minha vida e peguei na mão da menina que fui que descobri a Costura. Obviamente, que nessa trajetória, te achei e sou grata.
Finalmente, esse mês, me matriculei num curso muito gostoso onde minha alma canta e meu sorriso fica mais largo.
Um abraço.