Já costurou moletom na máquina doméstica e teve bons resultados?
comprei este moletinho e tracei uma calça confortável para ficar em casa e neste post falo do tecido à modelagem.
Quando me mudei de Amsterdam para São Paulo, passei novamente pelo crivo imenso que é montar duas malas de 23 kilos (limite atual de peso para os vôos internacionais) somente com as coisas mais úteis ou importantes que tenho e, mais uma vez, tive que doar grande parte dos objetos e roupas que tinha.
– para quem não viu minha mudança da NZ para Alemanha, AQUI tem um post completo onde expliquei porque deixei tudo pra trás-
Daí que meu pijama, nem tão velhinho, ficou na Holanda.
Trouxe só uma calça simples pois sabia que iria morar um tempo com minha mãe e a casa onde minha mãe mora pega pouco sol e é um gelo, então não rola ficar lá com pouca roupa.
Desde então, há tempos estou querendo fazer modelagem de pijamas ou calças de moletom para ficar em casa e, agora que o frio despontou, corri para resolver esta questão e fazer meus traçados no papel.
Comecei pelo traçado da base da calça mais simples que faço. Esta, já havia sido testada e o gancho estava bom, então dei algumas folga, desci 2 cm no gancho para dar mais conforto e adicionei bolsos pois nunca é demais.
O tecido que usei foi um moletinho que comprei por quilo na minha loja favorita para garimpo: Analu, que fica no Brás.
O corte do moletinho custou menos de R$10,00 e rendeu uma calça com sobras. Vou aproveitar e emendar os retalhos pra fazer outra calça já que ele é todo flaneladinho por dentro <3 , então bem quentinho.
Abaixo, a modelagem pronta pro corte:
Quando fui pra máquina, apesar do tecido ser leve, todo início de costura estava dando problemas, embolando geral. Então troquei o pezinho simples pelo calcador com o rolinho para ver se melhorava e a costura até fluiu, mas não estava 100%. Decidi então trocar o calcador rolinho pelo de transporte duplo (foto abaixo) e foi só sucesso.
Quando fui pra máquina, apesar do tecido ser leve, todo início de costura estava dando problemas, embolando geral. Então troquei o pezinho simples pelo calcador com o rolinho para ver se melhorava e a costura até fluiu, mas não estava 100%. Decidi então trocar o calcador rolinho pelo de transporte duplo (foto abaixo) e foi só sucesso.
Eu não sei o nome oficial deste calcador ou se o encontramos facilmente (tenho este há muitos anos) mas posso dizer que ele é bem útil quando se costura camadas, tecidos grossos ou ainda o combo: tecidos grossos e deslizantes.
Como ele tem o transporte direto no pezinho, o tecido é levado duas vezes: embaixo pela máquina e em cima pelo calcador, então isso facilitou muito.
Fiz costura reta em toda a peça com o ponto e a tensão 3.
O elástico que usei foi desses grossos de lingerie. Eu os compro na Rua Joli (Brás) por um preço bem baixo e sempre os indico pois são muito superiores aos elásticos brancos que costumamos comprar por metro.
Para os acabamentos, usei a overloque em toda a extensão da costura e o resultado ficou bem bom, gostei demais:
E a barra fiz com agulha dupla após passar o overloque. Ficou massa!
Já falei algumas vezes que meu processo de desenvolvimento não é rápido, mas se eu fosse organizar tudo no tempo condensado, poderia dizer que gastei dois dias entre fazer a modelagem, o corte e a costura da peça.
Mas na verdade fiz em vário períodos picados ao redor da semana, conforme deu.
Bom, modelagem aprovada. Vou usar o resto do corte para fazer outra e talvez a deixe menos larga no corpo.
Neste último ano postei pouco mas trabalhei muito, então deixei de fazer varios posts legais sobre experiências em aula, roupas das alunas ou coisas que aprendi.
Mas quero voltar a postar mais e com regularidade, então desejo que este post seja a abertura de uma fase melhor aqui neste blog de costura que, entre indas e vindas, posto desde 2014 .
Agora aproveite e deixe um comentário aí pois muito triste blogs sem comentários. Se quiser sugerir um tema, deixa também pq ás vezes já tenho material aqui.
Boas costuras,
Pat
Jocimara
Oiê, o nome do calcador de transporte duplo é walking foot 🙂
Mariluce Mello
Q lindo! Este ano tbm realizei mei sonho de confeccionar meu pijamex, amei o processo
Julia
Você é muito inspiradora.
Parabéns
Patricia Cardoso
queroooo
Fernanda
Adoro suas postagens….todas. Adorei a calça e as dicas sempre úteis. Obrigada!!! Beijo na Gal!!!
Patricia Cardoso
Fernandabeijos dados <3
Tatiana
Nossa, que legal! Quero muito fazer um pra mim tb! Vc contou pq foi de NZ pra Alemanha, mas oq te trouxe de lá pro Brasil?
Patricia Cardoso
TatianaDa Alemanha fui pra Holanda e pra cá, expliquei na newsletter: https://tinyletter.com/p_casan/letters/costuras-e-outras-belezas-newsletter-03-voltar-ao-brasil-1
Daniele Arruda
Vc usa o molde da calça plana msm?!?!
Estudo modelagem, mas sou bem medrosa…Fiz uma calça de alfaiataria mas ficou muito larga nas pernas. Não faz peça piloto da nisso neh. Vc poderia falar da diferença das modelagens de de alfaiaria e justa. Bjos adiris seus posts aqui no insta e no YouTube tb… volta pra lá!!!
Patricia Cardoso
Daniele Arrudaoi Daniele,
Sim, usei o molde da plana e deu bem certo. AChei um pouco larga, mas aí é só reduzir as folgas pra melhorar.
Sim, fazer a tela é bem importante e olha, esse lance das pernas é um rolê doido. Tbm tenho essa uqestão pq tudo fica largo em mim, então meus moldes acabam ficando ~meio esquisitos quando qureo a perna justa. MAs no corpo funcionam. Beijo!
Patricia Cardoso
OIe!
Não é mto rapida não, ela costura bem de boas (se comparada à uma industrial) e eu super indico pq dá pra guardar em qualquer cantinho. <3
curlyssaura
Passei pra dizer que vc é pura inspiração! Nunca fui de ler blogs e atualmente muito menos porém , o seu vale !
Patricia Cardoso
curlyssauraFofa! <3
Nádia
Saudades desses posts sobre costura! Saiba que mim inspirou muito a começar a costura , e também mim abriu os olhos para a forma de fazer um bom acabamento. Que venham muitos.
Patricia Cardoso
Nádia<3 sinta-se bem vinda!
sisifomgatti
Acho chique quem tem pijama, mais chique ainda quem faz o próprio pijama. Estava com a ideia de fazer pijama de flanela xadrez para mim e esse post me deu um gás! Seria legal para um próximo post in conjuntinho, o que acha? E as dicas de lojas em SP sao sempre super bem vindas 🙂
Beijos
Patricia Cardoso
sisifomgattimenina, faz e me mostra, quero ver!
Deppis farei uma blusa sim, mas agora tô só resolvendo as necessidades hehehe
Patricia Cardoso
<3
Jenifer
Patricia CardosoParabéns Pat pelo trabalho e pelo texto! Vc escreve muito bem e é muito gostoso acompanhar um pouquinho do processo de uma peça de roupa, dá mais vontade de fazer um pra gnt tbm 🙂
Patricia Cardoso
Jenifer<3
Patricia Cardoso
Ain, precisa, ne? Elas são tão importantes pra peça..
mas confesso que essa modelagem é parte de um estudo, a moletom apareceu no meio do caminho pois frio =)
Patricia Cardoso
Querida!!
Se precisar usar a overloque, pode vir aqui, viu!
Gabriela
Adorei! Quando fiz minha calça de “ficar em casa” usei soft e fiz aquela modelagem sem costura na lateral. Só sucesso! Mas acho que modelei direto no tecido hehe beijos, Gabi
Patricia Cardoso
GabrielaAh que demais isso, heim! Soft é mto mto mto gostoso tbm
Dandara Anastacio
Aaah Pat, uma delícia te ler sabendo que está correndo muito por aí. Obrigada. E ficou maneiríssima. Como boa carioco to sofrendo com o frio, mas n acho esse tecido quentinho por aqui, uma pena.
Patricia Cardoso
Dandara Anastaciocaramba! Mas é verdade, ne? Uma vez as meninas do nordeste estavam mem contando a dificuldade de encontrar um tecido pra fazer um casaco.. Acho que eles acabam ficando aqui por baixo mesmo =(
Minela
Pijama é um aconchego, né? Faço novos sempre que posso. Marido, filhos, todos By Minela na hora de dormir. Aqui no sul compro cobertores baratinhos de soft e dá-lhe fazer pijama quentinho pro zero grau das noites gaúchas… Amei o seu. Iria no mercado com ele tranquilamente ♡
Bjkas
Kelly
Pat, só pra fazer uma lindeza de modelagem pra calça de pijama rsrsrsrs. Você e a Lara Rogedo. Se bota uns brilhos dá pra ir no mercado kkkkk.
Bjs Kelly aka @caseiricesveggie
Patricia Cardoso
KellyHAHAAHAHAHAH vou usar o molde quando encontrar um tecido assim 🙂