Lilian, minha amiga mais leonina dentre todas as leoninas sempre faz festa pra comemorar seu ano novo particular e o convite sempre chega no meu email.
Problema é que, desde que nos conhecemos (Senai, 2008) eu nunca compareci a uma festinha sequer (!) e sempre me sinto dando pra trás nos rolês =(
Sabia que neste ano iria, mas ñ queria apenas comparecer, queria presenteá-la com algo feito por mim e logo lembrei deste tecido que ganhei anos atrás.
capulana africana
Acho que era 2012 quando ganhei este corte de Capulana da Emilia, uma moça que fez aulas de costura comigo. Ela me disse que o pai dela foi várias vezes a Africa a trabalho e sempre trazia alguns cortes, então ela me presenteou com este em pink e eu fiquei encantada. Era a primeira vez que pegava num tecido tão bonito vindo de um lugar tão distante.
Eu sempre achei o tecido lindíssimo mas nunca tive coragem de cortá-lo, cada vez com um motivo diferente me impedia. Com o aniversário da Liliam chegando não pensei duas vezes: tinha certeza que ela ficaria lindissima usando ele, então corri pra fazer uma saia reta justinha com um zíper atrás que não fosse totalmente discreto.
Como não lembrava se já o havia lavado, coloquei num balde com um tico de sabão líquido e passei a sofrer: saiu tanta , mas tanta tinta pink que tive um certo medo dele ficar altamente desbotado. Mas por sorte, nada ocorreu.
a modelagem
Já fiz uma dezena de saias retas nessa vida e sei a modelagem de cor, mas peguei o livro da Ana Laura Berg pra ver o que ela dizia. O livro é do Senac e há um tempo estou estudando ele, então era a oportunidade de fazer este traçado.
Segui toda a receita proposta no livro, mas confesso que não tinha nada novo sobre o molde: saia reta é saia reta e é sempre a coisa mais fácil do mundo de fazer. A única coisa que não segui foi o fato de que ela sugere colocar 1cm de folga no quadril e eu, que sempre coloco 4, optei por 6 cm já que o tecido não tem elasticidade e eu sabia que iria forrar a saia. Penso que é melhor não deixar justa demais onde se movimenta.
Fiz a saia reta simples com ajuste na barra para ficar mais certinha na linha do joelho e escolhi forrar pois acho que o acabamento da peça fica sempre mais primoroso, além de vestir melhor. E, para o forro, usei um pedaço de acetato que tinha aqui. O tom cinza era neutro e não alteraria a cor da estampa e o zíper que usei (galalite preto) tinha em casa.
Até a mão de obra foi gratuita: eu modelei e cortei. E Wanderli costurou pra mim (e já pegou umas dicas do forro, risos)
Acima, fotos da saia pronta e a parte onde encaixei o zíper. Quando Wanderli viu, vibrou e quase deu um grito querendo saber como eu tinha encaixado a estampa tão certinha. Expliquei pra ela e aqui conto pra todas pois é uma coisa muito simples de fazer: ao cortar a parte detrás da saia, o tecido precisa estar dobrado e já com a margem de costura adicionada. Assim, durante a costura, o zíper encaixa na linha definida e a estampa não se perde, mantendo a fluidez do desenho.
É bem simples e não tem muitos segredos, basta dobrar o tecido direitinho no fio, mantendo a ourela reta (e não levemente inclinada). E tomar cuidado ao costurar o zíper, para que ele não desalinhe o tecido. Confesso que dos encaixes, este é um dos mais simples de testar <3
Do mais, costurei toda a saia em ponto 3 e tensão 3, usei agulha tamanho 11 para tecido plano, o forro foi costurado da mesma maneira e deixei 2 cm de margem de costura para algum ajuste futuro. A barra vira para o avesso e o forro sobrepõe a costura, deixando o acabamento mais bonito.
Pra terminar, a festinha da Liliam estava ótima, ela estava linda e pelo que percebi, a saia coube no quadril dela. Eu fiquei bem satisfeita com o resultado e também com o fato de ter feito algo com as coisas que já tinha aqui.
Gostou? diz aí nos comentários, vai!
Muito triste um blog sem comentários, risos.
boas costuras,
Pat
A coisa boa de rever essas fotos pra escrever este post é lembrar da alegria em que eu estava entre sexta e sábado passado: trabalhando, com duas pessoas queridas em casa (Raquel e Wan Der Lee) e um sol delicioso que brilhava pela janela.
Hoje, escrevo imersa à tristeza que a situação deste país nos obriga a viver dia após dia. tem semanas que são especialmente difíceis.
Ligia Martins
Pat, te acompanho desde a Nova Zelandia, desde o concurso da Burda, e fiquei feliz q vc ganhou! nem sei como cheguei até vc, mas sou muito grata desde então. Instagram é por onde mais te vejo, e hoje resolvi te procurar no Pinterest, e olha q te achei aqui também! Eu to doida, maluca, irriquieta pra fazer um curso on-line teu, sobre calça jeans. Eu costuro desde q me conheço por gente, mas diga-se de passagem q costuro pouca coisa, e as vezes grandes coisas, depende do desafio.. hehe. sou grata, como já disse, por “te conhecer” e serei mais grata ainda quando puder fazer um curso contigo. torço pra um diate conhecer… quem sabe quando for a SP visitar minha filha, a gente se conhece (será?). Nossa, vc viu q eu gosto de falar né? kkkk (escrever, que seja) Beijos estalados e abraços apertados — mesmo q de longe.
Patricia Cardoso
Ligia Martinsoi Ligia!
Que legal que me segue há tanto tempo! ó, em breve o primeiro curso online vai sair, estou trabalhando nele.
Tomara que você goste do que estou preparando 🙂
ate mais,
Patricia
Silvia Eleto
Tá tenso mesmo minha amiga… mas sigamos nas costuras – você, na prática e pesquisa, fazendo coisas tão belas que me deixam babando, e eu tentando sonhar com o dia em que poderei voltar a costurar tranquilamente… acho que quando o Arthur fizer 18 anos kkkk…
A saia ficou linda, como pode um tecido valorizar tanto uma peça de corte relativamente simples né?
Bjos
Carolina Wudich
Oi, Pat, eu gosto tanto do modo que tu escreves e já faz um tempinho que te acompanho pelas redes sociais, de quando descobri a feira Stoffmarkt. Fui duas vezes lá <3 Admiro imensamente você, tu é inspiração! E essa saia ficou maravilhosa que nem você, beijos aqui do Sul desse Brasil doente.
Patricia Cardoso
Carolina WudichCarol, mulher, que delicia ler sua mensagem! E, que triste finalizá-la porque é isso, o país tá doente real oficial, ne?
Fico agradecida pelo carinho, que bom que gosta da sopa de letrinhas que faço aqui.
beijo nocê! Logo lgo vou praí,
Pat
Luciene Santos
Olá Patrícia. Não canso de ver, ler e reler seus posts. Te acompanho em todas as redes sociais. Já costuro como hobby, faço todo tipo de roupa. Mas nunca acho que já sei o suficiente, por isso acompanho as melhores (você e a Lara Rogedo) que primam pelo acabamento perfeito e não simplesmente por colocar conteúdo de faça uma roupa em 5 minutos (não acho que consiga fazer algo bom neste tempo, mas…tem quem goste). Prefiro gastar bem mais tempo e ter algo excepcional como o que vocês nos apresentam. Mais uma vez parabéns pelo seu trabalho e volte aos vídeos no youtube, please. Já vi todos e vou começar a ver de novo né. Abraços sua fã número 1.
Patricia Cardoso
Luciene SantosLuciene querida, vou voltar. Gravei um nessa semana e agora acho que vai andar pq arrumei alguém pra me ajudar 🙂
Que bom que gosta do meu conteudo e da Lara, ela é ótima mesmo.
Beijo grande,
Pat
Annie
Patrícia!! Adorei a saia, o post e sua sinceridade!(Cheguei aqui via Instagram)
Lembre que o sol sempre está atrás das nuvens e ele há de brilhar!!
Continue brilhando com o seu talento!!
Patricia Cardoso
Annieô querida, obrigada pelo carinho. Esta semana está melhor, tudo melhor. beijo!
Patricia Cardoso
Tati querida, de vez em quando faço sim, mas no momento não tá rolando 🙁 As coisas estão bem apertadas por aqui..
mas vamos torcer pra que tudo melhore, ne?
beijo
Pat
VALÉRIA PESSÔA
Ah no meio se tanta tragédia cotidiana e anúnciada, te acompanhar faz muito bem porque me faz sentir integrada nesse Grupo Especial de Aprendizes de Costureira. Muito pertinente suas divagações misturadas com demonstrações de como vc vai desenrolando a vida e os tecidos. Não nos deixe sós!
Auricelia Vale
Patricia,
Essa saia passou de todos os limites!!!!!!!
Patricia Cardoso
Auricelia Valehaahahaahah passou nãaaaaaooo
Ana Lima
Linda saia !!! AMO tudo que faz… beijos…
Patricia Cardoso
mulher, que fofa vc! E que bom que tem costurado de vez em quando <3
Melhoras pra ti. beijo!
Simone dos santos
Nossa vc foi a festa, eu fui também e não te conheci pessoalmente 🙁 poxa que triste . Espero te conhecer um dia, sou sua fã! Ah ! A saia ficou incrível, e como não ficaria, feita por uma expert. Beijos
Patricia Cardoso
Simone dos santosmenina, fui mas fui mais cedo. eu estava mortona de cansaço, mas não deixei de passar lá neste ano, rs.
Vamos tentar nos ver em outro eventinho.. logo logo o Bruno junta a gente hehehe <3
Gloria
Fiquei apaixonada pelo encaixe das estampas!!!! Acabamento lindo!!!
Patricia Cardoso
GloriaFicou bonito, ne? Obrigada <3
Adriana
Muito linda que ficou essa saia!!! O detalhe da fluidez da estampa ficou muito massa!!!!
Vc arrasa!!!
Letícia Vieira
Que amor de saia. Pati quanto tempo demora para fazer uma modelagem e costura? Eu to me achando tão lenta. Tem post sobre isso???
Patricia Cardoso
Letícia VieiraLeticia, como a saia reta é uma coisa muito simples, eu faço a modelagem e a costura em um dia inteiro (inteiro mesmo, de cedinho até a noite).
Ou dois dias, costurando com calma. Tbm sou super lenta, acredite. E não vamos nos cobrar, não precisamos correr tanto assim. A pressa só existe pra servir o sistema capitalista, risos. BEijo!
Nayamim Moscal
A saia ficou linda! Queria ver a Lilian vestindo. E queria uma igual, e aquela calça (aquela do email), e um livro seu, ah, o livro eu queria muito!
Patricia Cardoso
Nayamim MoscalAAHAHAH bom, a foto dela já tá no meu insta. A calça vai sair uma hora e o livro, miga.. pensamento positivo que um dia sai! rs
Rosali Turchiai
Amooo quando olho a caixa de email e tem post seu fresquinho!! Adoro quando nos conta suas artes costurísticas! Bjão
Patricia Cardoso
Rosali TurchiaiAh sua fofa <3
Drica
Patricia CardosoArrasou!!!!sempre te acompanho e amo seus vídeos! E sou louca pela sua máquina de costura verde! Aquilo é uma preciosidade.vc deixou ela lá?!!!bjinhos
Patricia Cardoso
Dricaheheeh deixei mas a essas horas tá chegando por aqui de navio. Acho que até o final do mês pego essa bichinha, rs. Beijo!
Daniele Arruda
Vc é um must na costura hein!!! 100or gzus, que saia Linda!!!1
Tatiana T.
Patricia, acompanho você desde que morava na Nova Zelandia (confesso que me perdi um pouco no trajeto ao te ver de volta a SP depois da Europa) e você me inspira a querer costurar minhas próprias roupas (falta um pouco mais de coragem e dedicação). Essa saia ficou incrível! Esse tecido é um deslumbre! Que sorte da sua amiga em receber um presente tão especial. Obrigada por compartilhar esses momentos.
Patricia Cardoso
Tatiana T.Ahhh Tatiana, obrigada pelo carinho. Menina, comece! Comece com peças simples e vá devagar porque não temos que ter pressa demais não. Beijo!