A primeira máquina de costura propriamente dita, com algumas características da máquina moderna, foi patenteada em 1790 pelo inglês Thomas Saint. A máquina que ele criou era para trabalhar em couro, e tinha uma sovela que se movia verticalmente, para fazer os furos por onde passa o fio.
O alfaiate francés Barthélemy Trimmonier patenteou uma máquina, para costurar tecidos, 40 anos depois. Apesar de ter recursos modestos, em 1841 Barthélemy já tinha fabricado e posto a funcionar em Paris cerca de 80 máquinas, mas um grupo de operários que temia o uso das máquinas destruiu suas oficinas.
Depois disso o inventor ainda conseguiu duas patentes por melhoramentos e, em 1845 tentou também registrá-las na Inglaterra e Estados Unidos, mas não obteve sucesso.
Em NYC um outro inventor realizava experiências, ao mesmo tempo que Barthélemy: Walter Hunt. Este criou a agulha curva, com um furo na ponta. A agulha conduzia o fio através do tecido e formava uma laçada. Durante vinte anos Hunt lutou em vão para obter uma patente que lhe garantisse os direitos do seu invento.
A primeira máquina de costura de uso prático foi patenteada por Elias Howe em 1846, e este foi o felizardo que passou para a historia como seu inventor – embora tivesse de lutar arduamente para isso, inclusive pelos tribunais. Um de seus principais adversários foi Isaac M Singer, que obteve a patente de uma máquina de costura em 1851. Já em 1850 Allen B. Wilson havia patenteado a máquina com um gancho oscilante para colher o fio superior*; em 1856, James Gibb lançava a máquina de costura que trabalhava com um só fio.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL DA COSTURA:
Como a máquina de costura revolucionou a industria da confecção, expandiu-se bastante e hoje em dia contam-se cerca de 2.000 tipos de máquinas – algumas inclusive bastante especializadas. As partes básicas da máquina, entretanto, são as mesmas: a agulha com perfuração na ponta, o gancho giratório e a lançadeira deslizante. A forma de acioná-las é que mudou radicalmente nos últimos anos: de manivelas e pedais, hoje chegou-se aos modernos motores elétricos, que são muito mais rápido e poupam muito cansaço de quem costura.
(texto extraido do livro “Curso básico de corte e costura” de Dener Pamplona de Abreu )
–> veja aqui minha agenda de aulas de costura em São Paulo <3
Patricia Cardoso | Costura e Modelagem Onde comprar máquinas de costura + barata | Patricia Cardoso | Costura e Modelagem
[…] lindinhas que encontrei quando procurava uma máquina na Alemanha ♥️– sabe quem inventou a máquina de costura ? Leia no […]
Onde encontrar máquinas de costura barata – Patricia Cardoso
[…] vintage lindinhas que encontrei quando procurava uma máquina na Alemanha ♥️– sabe quem inventou a máquina de costura? Leia no post! […]
VALÉRIA PESSÔA
Da Série Patrícia Cardoso é Cultura 1 – kkkkk adorei!
Patricia Cardoso
VALÉRIA PESSÔA🤓🤓
Claudia Gomes
Oi Pat. Muito legal este post. Quando eu era criança, um tio me contou q quando a máquina de costura foi inventada o inventor foi perseguido, acusado de bruxaria. Vc já ouviu esta história?
Bjs
Patricia Cardoso
Claudia GomesAAAAAA! Caramba, Claudia,
Nunca tinha ouvido essa história, que doideira.
Mas adorei saber… quase uma lenda urbana, rs.