Enfim, o casaco feito e pronto para uso.
Fiquei tão feliz com o resultado que montei um post-dossiê ❤️
{Para quem não viu o primeiro post sobre esse casaco, o link para ele é este}
Foi realmente um desafio descostura-lo, já que ele estava bom e pronto para uso.
Mas não teve jeito, sou cri-cri com essas coisas e fui em frente. Terminei-o há uns 15 dias, ainda em tempo de usá-lo bastante neste inverno. Aqui no vídeo, o motivo principal que me fez refazê-lo e tudo o que alterei nele:
{coloque o video em HD e aproveite também para seguir o canal, é só clicar no P e assinar}
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=-FdllCiYtig]
O que aprendi / exercitei com este casaco:
1) Tudo sempre pode ficar melhor, sempre. Minha mãe tem pequenos surtos quando me vê desmanchando uma mesma peça pela segunda ou terceira vez, mas, sei lá, é algo meio intuitivo saber que pequenos consertos valem a pena e melhoram o resultado ❤️
2) Testar entretelas é ó: o canal! (todas as fotos aumentam)
3) Falei dele no vídeo e aqui está o hair canvas. A partir de agora, amor eterno, amor verdadeiro. Update: a Francine me falou que no Brasil se chama “cavalinha” e você pode encontrar em lojas de tecidos para festa. Eba!
Algumas fotos do processo de construção do casaco inserindo o hair canvas:
1) as costas do casaco entreteladas. 2) parte superior com o hair canvas 3) casaco montado, com o hair canvas costurado nas costas e na frente.
4) Em casacos, ombreiras pra sempre. Essas foram feitas por mim:
5) Relembrei as casas para botões feitas manualmente. Aqui, fotos de um casaco super vintage que encontrei pela internet, são da marca DIOR e as casas são manuais. Dá pra ver o avesso, que não fica 100% belo, mas quebram um galho giga pra quem não tem essa função na máquina de costura. Clica que aumenta:
1) frente da casa de botão manual 2) em cima, o avesso, com os pontos invisíveis
3) o casaco sem zoom
No fim, troquei os botões de novo pois os dourados provavelmente sofrem de algum problema emocional pois eles não ficam na roupa, risos. Explico: esses botões eram de uma calça e eles (sem mentira!) já caíram umas 6 ou 7 vezes. Eles caem, eu costuro. Caem, eu recosturo. Daí desisti.
Num impulso, resolvi costurá-los no casaco, afinal, são lindinhos. Não deu outra, soltaram bem no meio do vídeo. Eu realmente acho que eles são “ásperos” dentro de onde passo a linha, daí a mesma fica quebrando, porque não há outra explicação. E sim, testei linhas diferentes (poliéster, pesponto e nylon – todas quebraram-), ou seja…
Bom, as fotos do casaco no corpo. Brigadão, @reifus <3 :
Comentei no video que estou lendo um livro sobre alfaiataria. Ele é em inglês mas é cheio de explicações e fotos:
Aqui uma sugestão de um livro em português, mas nunca li, ou seja, não conheço o conteúdo, mas parece ser interessante, heim!
Depois desse casaco já fiz duas blusas e um vestido (fotos no meu Instagram) e agora vou fazer uma calça. E aí, gostaram? Quem se animou para fazer um casaco pro inverno 2016? Deixem seus comentários 🙂
Boa semana, boas costuras
Patricia C